top of page

Implante dentário: como funciona a melhor solução para repor perda dentária


Ilustração de implante dentário

Muitos falam que implante é a melhor opção para repor perda dentária, e realmente é. Mas você sabe o motivo?

Implantes e próteses sobre implantes são os que mais se aproximam da anatomia do dente, propiciando maior conforto ao paciente. Assim, após perder um dente, implantes representam a melhor solução para casos de perda dentária e podem repor a perda de um, de alguns, ou mesmo de todos os dentes.

O procedimento para colocação dos implantes é mais tranquilo do que parece, e geralmente feito no próprio consultório odontológico. Durante o procedimento, pinos de titânio são colocados no osso da arcada dentária em substituição à raiz do dente. Posteriormente próteses fixas (prótese fixa sobre implante) são colocadas sobre o pino. A cirurgia poderá ser feita pela técnica tradicional ou uma cirurgia guiada, conhecida popularmente como implante sem cortes (falaremos mais dela posteriormente). Nos casos em que o paciente não possui osso suficiente para colocação do pino, é necessário previamente fazer um enxerto ósseo.

Porém, mesmo sabendo que é a melhor opção, muitos pacientes ainda ficam receosos, temendo sentir dor e que o organismo rejeite o implante. A rejeição do implante pelo organismo é um MITO. Estudos comprovam que o organismo não rejeita o implante, pois o material do qual o pino é feito possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Os problemas relacionados à perda do implante geralmente estão associados a fatores inerentes à cirurgia, como, por exemplo, alguma infecção e higienização incorreta. A taxa de sucesso também diminui em fumantes. Com relação à dor, fazendo o procedimento com profissional especializado, que possui pleno conhecimento das técnicas cirúrgicas e anestésicas, tomando corretamente os medicamentos prescritos e seguindo as orientações, dificilmente o paciente terá algum desconforto.

Radiografia mostrando implantes já colocados pelo cirurgião bucomaxilofacial Leonardo Benato.

Assim, para um pós-operatório ideal, é necessário cuidar com alimentação, escovação e higienização adequada, aguardar alguns dias para retornar às atividades físicas, entre outras orientações passadas pelo cirurgião após o procedimento.

Radiografia mostrando implantes já colocados pelo cirurgião bucomaxilofacial Leonardo Benato.

Destaque
Artigos recentes 
Arquivo
bottom of page