Cirurgia guiada, o implante sem cortes
Os implantes dentários ficam cada dia mais modernos e representam a melhor solução para repor perda dentária (expliquei sobre isso em outra postagem, relembre clicando aqui).
Uma nova técnica bem menos invasiva pode ser utilizada em grande parte dos casos de reabilitação oral, são as cirurgias guiadas, conhecidas popularmente como implante sem cortes. A técnica permite a colocação dos implantes sem cortes exploratórios na gengiva, possibilitando recuperação mais rápida do que em relação à técnica tradicional.
Para colocação de implante por meio desta técnica, o cirurgião, com apoio de softwares específicos, analisa a tomografia do paciente, e faz o planejamento cirúrgico em três dimensões (3D). O planejamento gera um guia que indica local e inclinação exatas em que os implantes devem ser instalados, proporcionando máxima previsibilidade da cirurgia. A técnica é personalizada a tal ponto que o guia gerado possui o nome do cirurgião e do paciente (conforme imagem acima).
Assim, a máxima previsibilidade que a técnica permite proporciona redução do tempo cirúrgico, dos riscos e da necessidade de enxertos, possibilitando ao paciente um período pós-operatório mais rápido e tranquilo.
Porém, da mesma forma que em outras cirurgias odontológicas, para um pós-operatório ideal é necessário seguir as orientações passadas pelo cirurgião. Tomar corretamente as medicações prescritas, não automedicar, cuidar com alimentação, escovação e higienização adequada, entre outras recomendações.
Ao lado, exemplo de planejamento de cirurgia guiada, em dois ângulos diferentes.
Comments