top of page

Por que tenho que extrair meus sisos?

Quando há algum incômodo é quase consenso entre os pacientes a necessidade de extração dos dentes, porém, antes que chegue a incomodar, a dúvida que muitos possuem é se realmente há necessidade de extrair os terceiros molares, mais conhecidos como sisos. E a resposta é SIM.

As indicações para extração dos terceiros molares são diversas, e a recomendação é extraí-los o quanto antes, evitando problemas futuros e/ou cirurgia com idade avançada, por isso a orientação é a extração preventiva.

Figura demonstrando terceiro molar incluso.

Quando irrompem parcialmente ou por completo, ou seja, estão em boca, os terceiros molares ficam em posição que dificultam a higienização e que podem causar traumatismo na mucosa gengival. Assim, é comum o desenvolvimento de doença periodontal, inflamação e/ou infecção da gengiva, ou desenvolvimento de cárie dentária, que pode envolver os segundos molares em uma cárie com evolução mais rápida e de difícil tratamento, e dependendo da extensão, ocasionará na extração de ambos os dentes. Terceiros molares também podem ter pericoronarite, processo inflamatório no tecido mole que recobre a coroa do dente. As infecções dentárias não tratadas corretamente podem causar infecções em espaços faciais profundos e até infecções generalizadas, podendo levar à morte.

Quando estão inclusos, ou seja, escondidos sob a gengiva, as complicações envolvem maior possibilidade de desenvolvimento de cistos e tumores odontogênicos, de reabsorção das raízes dos segundos molares, de alguma dor de origem desconhecida e até mesmo de fratura da mandíbula devido a menor quantidade de tecido ósseo na região. Quando não extraídos, podem também prejudicar o sucesso da ortodontia, resultando em má oclusão.

Caso realizada por um profissional especializado, a cirurgia para extração é mais tranquila do que se pensa. É possível extrair um dente por vez, dois de cada vez ou os quatro ao mesmo tempo. A vantagem da retirada dos quatro é passar por um único período pós-operatório e ter uma recuperação completa em menos tempo.

Quando os quatro dentes são extraídos no mesmo procedimento, a cirurgia costuma durar, em média, uma hora.

Seguindo corretamente as orientações do cirurgião, o pós-operatório é tranquilo e indolor. As recomendações para o período pós-cirúrgico são higienização correta, dieta líquido-pastosa fria nos primeiros dias, e morna após alguns dias, tomar corretamente as medicações prescritas, não automedicar, evitar esforços físicos, entre outras.

 

Tem mais alguma dúvida sobre a extração dos terceiros molares?

Clique aqui e envie sua pergunta.

Comments


Destaque
Artigos recentes 
Arquivo
bottom of page