Prevenção do Câncer Bucal
A Semana Nacional da Prevenção do Câncer Bucal foi comemorada de 1 a 7 de novembro, mas é importante ressaltar que a prevenção deve ser contínua! Com isso, trouxe hoje alguns pontos importantes sobre a doença, acompanhe!
O câncer bucal é um tumor maligno que pode afetar os lábios e outras estruturas da boca, como gengiva, bochechas, língua, a região embaixo da língua e o céu da boca. Tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, infecção pelo vírus HPV, excesso de gordura corporal e exposição a algumas substâncias (como amianto, formaldeído e solventes orgânicos) podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Como em qualquer complicação de saúde, o diagnóstico precoce é primordial para cura da doença. Em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas, por isso a consulta com o Cirurgião Dentista a cada seis meses é imprescindível para avaliação e prevenção, não só do câncer bucal, mas também de outras doenças.
Então, busque seguir os hábitos mais saudáveis e, caso tenha completado 6 meses da sua última visita ao dentista, agende uma consulta!
E fique atento aos sinais: rouquidão que não passa, nódulos no pescoço, feridas na cavidade oral ou lábios sem cicatrização por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na região.
(Fontes consultadas: Instituto Nacional do Câncer e Conselho Federal de Odontologia)
Leonardo Benato
CRO-PR: 20.180
Comments